“Eu odeio Química”

Provavelmente, algum dia de sua vida estudantil, você já deve ter dito ou pensado assim. A Química sempre assustou as pessoas, não pela sua complexidade, mas pelo uso errado da palavra Química. Algumas vezes ela se refere a uma coisa ruim, pois estaria presente em produtos tóxicos ou venenosos. Ela realmente está, mas não é só nessas coisas que ela está presente.

Às vezes vamos ao mercado comprar frutas ou verduras e ouvimos coisas do tipo: “Nossa, como essas frutas estão bonitas! Pena estarem cheias de química.”…”A química dessa verdura pode até matar uma pessoa”…Isso é real, no cultivo de muitos vegetais são utilizados grandes quantidades de agrotóxicos e outros produtos químicos. Mas isso, geralmente, é necessário para que produtos cultivados em clima diferente do nosso, possam ser obtidos aqui.

Muitas pessoas conhecem a Química como uma ciência de suma importância para a vida em nosso planeta. Sem os compostos e produtos químicos seria muito difícil a existência de vida aqui ou em qualquer outro lugar do Universo. Nosso sistema solar não existiria, o Sol não existiria, visto que nele ocorrem a cada segundo, milhões de reações químicas.

Uma reação química é a combinações de duas ou mais substâncias dando origem a substâncias diferentes das originais. Dessa forma, podemos perceber que a Química está no nosso dia-a-dia mais do que muitas pessoas imaginam. Quando acordamos, nosso corpo irá realizar inúmeras reações químicas, mesmo que não saibamos. Ao levantarmos e nos dirigirmos ao banheiro, precisamos de energia para tal, de onde vem essa energia? No banheiro, abrimos a torneira, feita de um metal, escovamos os dentes com a “pasta” e lavamos tudo com água (H2O). Tudo Química!

Dá pra notar que a Química está presente no dia-a-dia de qualquer pessoa, quer ela queira ou não. Ao morrer podemos ser cremados ou enterrados. Se formos cremados, o corpo entra em combustão, isto é, uma reação química relativamente comum na natureza. Se formos enterrados, nosso corpo sofrerá um número muito maior de reações químicas do que se fosse cremado, isso porque ele é feito de matéria orgânica, e servirá de alimento para outros seres vivos. Que coisa! Nem morto nos livramos da Química.

O grande desenvolvimento de nosso planeta em diversas áreas, se deve, principalmente, pela utilização da Química. Infelizmente, o que serve para nos proteger também serve para nos destruir. Alguns paises já utilizaram reações químicas para causar morte e destruição em massa. Como exemplo, podemos citar as bombas atômicas lançadas ao final da 2ª Grande Guerra Mundial. Além disso, o meio ambiente também está nas “mãos” da Química, ou melhor dizendo, nas mãos de quem utiliza a Química. São inúmeros os produtos que poluem os rios, lagos, mares, a atmosfera e as cidades de nosso planeta. Mas está na Química também a solução desses mesmos problemas de degradação do meio ambiente.

A Química é uma ciência nova, embora os compostos e reações químicas ocorram desde os primórdios do Universo, e é grande a responsabilidade dela sobre o nosso mundo. Sairá dela a solução para muitos dos problemas enfrentados por todos. O profissional da Química também terá responsabilidade e deverá ser mais valorizado. Muitas vezes ele é visto como uma pessoa esquisita, estranha, que possui conhecimentos perigosos e que deve ser tratado com cuidado e receio pelo povo.

Na verdade, esse profissional é tão comum quanto eu ou você. Ele sabe das suas responsabilidades e da difícil tarefa que tem pela frente. Fazer com que as pessoas entendam um pouco mais sobre Química fará com que elas possam ajudar na construção de uma sociedade livre e consciente de que todos somos partes de um só Universo. Aquilo que plantamos, colhemos. A Química é a nossa vida, nós vivemos pela Química e da Química. Resta apenas saber: que futuro nós queremos?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s