A CIÊNCIA PRESENTE NA CONSTRUÇÃO MENTAL DA CRIANÇA

A ciência é um conteúdo que promove o desenvolvimento intelectual infantil e ainda pode contribuir para um desempenho melhor em outras áreas. Privar a criança de aprender ciências é impedi-la de ter um contato direto com a realidade, de poder debater com seus colegas sobre um assunto super curioso que só este conteúdo pode oferecer.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a ciência como construtora mental promove o desenvolvimento intelectual da criança.

Um exemplo deste tipo de atividade:
O professor poderá introduzir o conceito de eletricidade com uma simples experiência.

Material: um pente de plástico e muitos pedacinhos de papel (bem pequenos);

Procedimento: esfregue o pente nos cabelos e o aproxime dos pedacinhos de papel, estes irão voar até o pente.

Explicação científica: a fricção no pente causa um déficit de cargas, tornando-o atrativo.

Conclusão: Toda matéria é composta de cargas elétricas.

É um experimento simples e que irá causar curiosidade e euforia por parte dos alunos. É importante que após executar a experiência, o professor estimule os alunos a chegar a uma conclusão.

Atividades desenvolvidas durante a prática:

• Capacidade de observação;
• Problematização do tema;
• Formulação de perguntas;
• Suposições e hipóteses sobre o fenômeno investigado.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s